Gota d'água

Trabalho de Produção de Texto sobre o livro "Gota d'água" de Chico Buarque e Paulo Pontes.

quinta-feira, março 30, 2006

Biografia de Chico Buarque


Francisco Buarque de Hollanda é o quarto, entre sete filhos. Nascido no Rio de Janeiro em 19/06/44 , Chico se tornaria, anos mais tarde, um artista completo. Foi pela música, porém, que Chico demonstrou interesse e através dela se tornou conhecido e respeitado.
Com 9 anos Chico já compôs algumas marchinhas carnavalescas. Aos 12 anos, suas irmãs mais novas juntavam-se para cantar operetas compostas por ele.
Foi o disco "Chega de Saudade", de João Gilberto, porém, que alterou de forma definitiva a sua relação com música.
A primeira apresentação em show aconteceu em 1964, cantando "Canção dos Olhos".É desse ano, também, a música "Tem Mais Samba", que segundo o artista, é o ponto de partida na sua trajetória como artista profissional.
O primeiro disco gravado em 1965, obteve sucesso.Desde então, Chico Buarque não parou mais de compor, participar de festivais de música, atuar em programas e musicar espetáculos teatrais.Sua música "A Banda" foi uma das campeãs do Festival da Record de 1966 e ajudou a fazer de Chico um artista conhecido nacionalmente.
Em 1969, descontente com os caminhos políticos e com a retaliação cultual imposta pela censura, decide exilar-se, por conta própria, na Itália.Em 1970, voltou ao Brasil e retomou em suas canções o protesto político. Em função disso foi cada vez mais vigiado pelo censores. Estava em uma fase absolutamente criativa, onde shows, discos e trilha sonora para cinema e teatro se sucediam com incrível constância.
Depois disso, Chico permaneceu, mais uma vez, afastado dos palcos durante 5 anos. Em 1998, o lançamento "As Cidades" tormou-se mais uma vez um marco em sua carreira.
Desde os anos 60, Chico Buarque é referencia obrigatória na música popular brasileira. Sua influência no cenário musical foi decisiva em tudo o que de significativo ocorreu.
Com 61 anos de idade, Chico está muito presente na memória do Brasil.

1 Comments:

Postar um comentário

<< Home